Quando se trabalha com carteira assinada, os trabalhadores têm direito a receber o Pis ou Pasep, e muitos deles contam com esse pagamento. Assim se cria uma expectativa no que se diz respeito às datas no pagamento, e muitos querem saber quando será o repasse do abono salarial do ano-base 2022.
Porém vale lembrar que o pagamento dos mesmos sofreu um atraso devido a pandemia de Covid-19. Isso vai fazer com que em 2023 os trabalhadores recebam o Pis ou Pasep referente ao ano-base de 2021. Dessa forma, iremos aqui falar mais a respeito do repasse do ano-base de 2022.
O abono salarial

O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas sociais do governo brasileiro que têm como objetivo promover a integração do trabalhador e distribuir renda. Eles oferecem benefícios como o abono salarial e o rendimento das cotas.
O PIS é para trabalhadores do setor privado, enquanto o Pasep é para servidores públicos. Ambos são administrados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, respectivamente.
O Abono Salarial, instituído pela Lei n° 7.998/90, corresponde a um valor de até um salário mínimo a ser pago aos trabalhadores que atendam aos requisitos estabelecidos em lei. O pagamento é realizado de acordo com um calendário anual determinado pelo CODEFAT.
Pagamento do PIS e Pasep do ano-base de 2022
Quando se fala do pagamento desse abono salarial, o governo lança o calendário de forma prévia. Assim você consegue ter noção e se programar, mas ao que se refere ao ano-base de 2022 ainda não há, até o momento, calendário disponível referente ao pagamento.
Mas caso o trabalhador queira ter uma base sobre quais seriam as possíveis datas de pagamento, pode se basear de acordo com o calendário do ano-base de 2021. Se você gostaria de obter mais informações sobre ele basta clicar aqui, já que fizemos um texto onde está detalhado sobre ele.
Esse calendário só vai servir para se ter uma noção, caso o governo não mude as datas ou então elas sofram pouca alteração. Desse modo você já consegue se programar para a data onde você irá receber esse dinheiro extra.
Valor do PIS e Pasep do ano-base 2022 definido pelo governo
Como já falamos, o pagamento do Pis e Pasep acabou tendo que ser adiado devido a pandemia, o que agora tem tido consequências e os pagamentos estão “atrasados”. Geralmente o calendário é anunciado até dezembro, mas até o momento ainda não se tem nada sobre isso.
Quanto ao valor desse abono salarial, o cálculo dele é baseado de acordo com o salário mínimo vigente do ano do pagamento. Dessa forma, é preciso esperar sobre qual vai ser o valor do salário mínimo estipulado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Mas vale lembrar que para se receber o valor total que é liberado é preciso ter mantido um trabalho formal em 2022 pelo período de 12 meses.
Beneficiários do abono salarial em 2024
Como se sabe, para poder receber o abono salarial é necessário que se cumpra alguns requisitos, de modo que iremos listar aqui quais são eles para que assim você possa saber se você está possibilitado de receber ou não.
- Precisa ter trabalhado por no mínimo 30 dias e ter sido remunerado;
- O trabalho precisa ter sido de carteira assinada;
- Precisa ter uma média de no máximo 2 salários mínimos mensais;
- É preciso estar registrado no Pis e Pasep por no mínimo 5 anos;
- Certificar que seus dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) estão atualizados.
Caso você siga esses requisitos, você pode conseguir usufruir do abono salarial que será oferecido no ano de 2024.
No entanto, é necessário deixar frisado que o pagamento do PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, enquanto o Pasep é direcionado aos servidores públicos de baixa renda. Então além dos requisitos que foram listados acima é necessário fazer parte desse grupo de trabalhadores.